.

 

A experiência que assegura a sua qualidade

 

Paulo Sabatke Filho
Fundador e Presidente
Catarinense Distribuidora
de Produtos Congelados

Muitas vezes não conseguimos mensurar a importância dos pequenos acontecimentos em nossa vida. Aos 12 anos, me tornei vendedor de picolé para ter dinheiro para comprar doces. Naquele momento, eu não imaginava que as Vendas e inclusive, os Sorvetes seriam tão fundamentais na construção da minha trajetória.

Anos antes de fundar a Catarinense Congelados, trabalhei com vendas em diversos segmentos, até que surgiu a oportunidade de atuar com o comércio de detergentes pela Gessy Lever. Veio o desejo de ter o negócio próprio e então, abri uma lavanderia. Após um ano, o desejo de viver novos desafios, fez com que aceitasse o convite para retornar para a Gessy Lever, agora para atuar com os sorvetes, ainda no Paraná. Assumi lá a função de prospector de vendas da marca Gelato, que ocupava a segunda posição no mercado, sendo a Kibon a líder. Neste período me destaquei, cheguei a gerente e surgiu um grande desafio, que era reorganizar uma distribuidora de sorvetes em Santa Catarina. Em resumo, assim nasceu a empresa. Primeiro nos instalamos em Blumenau e logo viemos para Itajaí. Ficamos por 20 anos na Avenida Beira Rio e já faz 10 que estamos na sede própria, numa área construída de 900 m², com capacidade de estocar 12 carretas de produtos.

Nascida como distribuidor dos sorvetes da Gessy Lever, hoje a Catarinense trabalha com os produtos da Nestlé. Essa troca ocorreu em razão da união dessas suas fabricantes nos anos 90 para concorrer com a então líder Kibon, marca essa que na época pertencia à outro companhia e, com o fim da joint venture em 1997, acabou sendo comprada pela Unilever. Em função destas mudanças no mercado fabricante, passamos da marca Gelato para a Sorvetes Nestlé.

Seguindo a tendência de mercado que alavanca o consumo de alimentos saudáveis e otimização de custos logísticos, hoje a Catarinense também distribui açaí e sucos especiais - em parceria comas marcas Selfsy e Jal - e presta serviços de Logística Compartilhada - assumindo a parte pesada do serviço de várias indústrias de congelado da nossa região.

Atuando num raio que vai de Joinville, Rio do Sul, até Palhoça, contamos com mais de 40 colaboradores e a localização em Itajaí é estratégica para chegar nas mais de 60 cidades atendidas. Porém, pensando no futuro, mantemos uma base em Florianópolis. Aliás, o futuro é uma permanente aqui na empresa. Há 10 anos, fizemos um trabalho profissional de sucessão familiar e hoje, além de mim e da sócia Zélia Aparecida Grittem Farias, a Catarinense Congelados é comandada pelos diretores Joice Catarina Sabatke e Paulo Sabatke Neto.