Catarinense Congelados completa 30 anos projetando um futuro com mais alimentos saudáveis nos mercados
Empresa reconhecida por distribuir os sorvetes Nestlé investe na conscientização sobre a importância da alimentação para a saúde e lança linha de polpas de frutas com a marca própria Selfsy.
“Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento”. Essa famosa frase de Hipócrates, considerado o pai da Medicina, continua atual. Cada vez mais as pessoas percebem que a ingestão de bons alimentos auxilia na prevenção de doenças, promove a saúde e o bem-estar físico e mental, tão importantes para uma vida longa e produtiva.
Nos últimos cinco anos, a categoria de alimentos saudáveis registrou crescimento de 98% no Brasil, movimentando US$ 35 bilhões ao ano. No mesmo período, as linhas dos chamados produtos tradicionais cresceram menos, 67%, segundo pesquisa da Nielsen.
Para aumentar sua sintonia com este consumidor cada vez mais bem informado e exigente nas suas escolhas, a Catarinense Congelados está lançando no mês do seu aniversário a linha de polpa de frutas com a marca Selfsy.
“Existe uma tendência de consumo de produtos saudáveis, não é uma moda passageira. Sabemos que quanto mais esclarecido o consumidor, mais seletivo ele é nas suas escolhas”, explica a diretora da Catarinense, Joice Catarina Sabatke. “E polpa de frutas é o supra sumo do saudável, 100% fruta”, acrescenta.
Com o diferencial de ser integral, sem passar por processo de pasteurização, a polpa de fruta Selfsy é conservada somente através do frio. “Toda a competência que a Catarinense desenvolveu nestes 30 anos com a logística de congelados permite que a empresa siga esta tendência de consumo saudável com a nova linha de polpas de frutas e também com o açaí cremoso pronto para o consumo, que lançamos em dezembro de 2015 e já se tornou um sucesso de público”, conta Sabatke.
Conscientização para alimentação saudável
Embora 49% dos consumidores afirmem que se preocupam em ter uma alimentação saudável, conforme pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), ainda existe a necessidade de esclarecer um maior número de pessoas da relação direta que existe entre alimentação e saúde. Com este objetivo a Catarinense e a Selfsy lançaram recentemente o blog Alimento Saudável no Mercado, com foco tanto no consumidor final quanto no profissional comprador responsável por abastecer supermercados, mercearias, lojas de conveniência e similares.
“Reconhecemos a importância do comprador para que a população tenha acesso cada vez mais fácil a produtos de qualidade e benéficos para a saúde”, revela a diretora da Catarinense. “Desde 2007 estamos pesquisando e desenvolvendo iniciativas relacionadas com alimentação saudável, e agora criamos este canal para compartilhar nossa base de conhecimento. Queremos ser um agregador para mobilizar as pessoas em direção a um futuro com mais saúde”, destaca Joice Sabatke.
Referência em Congelados
A história da Catarinense começou em nove de setembro de 1986. “Primeiro nos instalamos em Blumenau e logo viemos para Itajaí. Ficamos por 20 anos na Avenida Beira Rio e já faz 10 que estamos na sede própria, numa área construída de 900 m², com capacidade de estocar 12 carretas de produtos”, lembra o fundador e diretor administrativo, Paulo Sabatke Filho, que aos 12 anos se tornou vendedor de picolé para ter dinheiro para comprar doces. “Naquele momento eu não imaginava que as vendas e os sorvetes seriam tão fundamentais na minha trajetória”.
Esta história envolveu a família em um processo profissional de sucessão familiar planejada, iniciado há 10 anos. Além de Joice Catarina, Paulo Sabatke Neto, diretor financeiro e de TI, também trabalham na empresa, hoje com 50 colaboradores. Deste modo, o fundador tem atuado voluntariamente no Observatório Social de Itajaí, do qual é presidente.
Atualmente a Catarinense atende a mais de 1.500 pontos de varejos alimentares de pequeno a grande porte. Com constantes investimentos em tecnologia de ponta, moderniza permanentemente suas operações, sendo referência na distribuição de congelados, armazenagem paletizada ou fracionada. A empresa também presta serviços de Logística Compartilhada - assumindo a parte pesada do serviço de várias indústrias de congelados da região.
Para maior agilidade, a Catarinense concentra suas atividades em um raio de 150 km a partir da matriz, em Itajaí. Atua de Itapoá a Florianópolis, de Itajaí a Rio do Sul. No total são mais de 50 cidades abastecidas pela empresa.
Linha do Tempo
1986: A Catarinense Distribuidora de Produtos Congelados é fundada em Blumenau (SC) com a missão de estruturar a distribuição dos Sorvetes Gelato no estado.
1987: Para ter uma localização mais estratégica, a Catarinense mudou sua sede para Itajaí (SC).
1990: Para atender a demanda de consumo, dois fabricantes unem suas forças para aumentar sua fatia de mercado. Assim ocorre em nível nacional a joint venture entre as marcas de Sorvetes Yopa (lançada pela Nestlé no Brasil em 1972) e Sorvetes Gelato (lançada pela então Gessy Lever no país em 1971).
1992: Catarinense expande sua atuação, construindo um Centro de Distribuição Avançado na Grande Florianópolis.
1994: Fim da joint venture em Unilever e Nestlé, com a compra da marca Gelato pela gigante dos chocolates.
2000: Seguindo uma estratégia mundial, Nestlé descontinua a marca “Yopa” e lança “Sorvetes Nestlé” no Brasil.
2005: Catarinense Inaugura a sede própria em Itajaí com capacidade de estocagem três vezes superior à estrutura da época.
2007: Com a entrada da segunda geração de gestores no negócio, Catarinense começa o processo de ampliação de marcas e serviços oferecidos ao mercado.
2014: Catarinense lança serviço de Logística Compartilhada no mercado de Congelados.
2015: Lançamento da marca Selfsy. O primeiro produto é o açaí cremoso, pronto para o consumo, em embalagens de 220ml e 500ml.
2016: Polpas de frutas Selfsy formam a nova linha de produtos da Selfsy. No mesmo ano, é lançado o blog “Alimento Saudável no Mercado”.