Nossa história

A Catarinense Distribuidora já faz parte da evolução do mercado de Sorvetes no Brasil.


A Catarinense Disribuidora de Produtos Congelados é fundada em Blumenau (SC) com a missão de estruturar a distribuição dos Sorvetes Gelato no estado.


Para ter uma localização mais estratégica, a Catarinense mudou sua sede para Itajaí (SC).


Para atender a demanda de consumo, dois fabricantes unem suas forças para aumentar sua fatia de mercado. Assim ocorre em nível nacional a joint venture entre as marcas de Sorvetes Yopa (lançada pela Nestlé no Brasil em 1972) e Sorvetes Gelato (lançada pela então Gessy Lever no país em 1971).





Catarinense expande sua atuação, construindo um Centro de Distribuição Avançado na Grande Florianópolis.


Fim da joint venture em Unilever e Nestlé, com a compra da marca Gelato pela gigante dos chocolates. A multinacional suíça fica com a rede de distribuidores e a multinacional do Reino Unido levou as marcas de produtos mais queridas do portfólio da época: Cornetto, Magnum, Puxa! e Furabolo.


Unilever adquire a marca Kibon.


Kibon relança no mercado as marcas Cornetto e Magnum.


Seguindo uma estratégia mundial, Nestlé descontinua a marca “Yopa” e lança “Sorvetes Nestlé” no Brasil.





Catarinense Inaugura a sede própria em Itajaí com capacidade de estocagem três vezes superior à estrutura da época.


Com a entrada da segunda geração de gestores no negócio, Catarinense começa o processo de ampliação de marcas e serviços oferecidos ao mercado.


Catarinense lança serviço de Logística Compartilhada no mercado de Congelados.


É anunciada a parceria mundial entre a Nestlé e a R&R Ice Cream, a maior fabricante de sorvetes da Europa. Muitas inovações começam a chegar ao mercado brasileiro a partir de então, começando com os lançamentos da linha Gelato Nestlé.





Catarinense lança a marca Selfsy de Alimentos Saudáveis. Nestlé e RR Ice Cream se unem e formam a Froneri, com o objetivo de atingir a liderança de mercado de sorvetes no Brasil e mais 21 países.





Froneri promove uma profunda reestruturação na fábrica brasileira e em suas políticas comerciais. Ocorre a primeira onda de lançamentos, com as marcas Nobrelli e Kit-Kat. Selfsy amplia sua linha de produtos, contando agora com Açaí e Polpas de Frutas em vários formatos.


Froneri avança no mercado brasileiro, tornando mais acessível o sorvete ao consumidor. Em setembro, o Dia do Sorvete é comemorado com um recorde de vendas de potes de sorvetes em supermercados. Lança em seu portfólio sorvetes e picolés com a marca Lacta e também a linha de açaí Açaboom. Os esforços já começam a render frutos e a Froneri atinge a liderança de mercado na Região Sul do Brasil.

Selfsy lança duas novidades no mercado, visando os consumidores mais exigentes: o Açaí com Cupuaçu sem Lactose e o FuncionOX, um kit detox preparado com polpas e vegetais. Faz sua primeira exportação para a Europa e prepara uma nova fase de expansão, com distribuidores em outros estados.

33 anos de experiência no segmento de congelados;
Atende a mais de 1.500 pontos de varejos alimentares de pequeno a grande porte;
Agilidade no atendimento e nas entregas;
Possui um parque frigorífico de última geração, garantindo a qualidade do frio em todo o processo logístico;
Monitoramento frequente. O produto se mantém em perfeitas condições e na temperatura adequada até a chegada ao ponto de venda;
Roteiros de entrega que acompanham a sazonalidade dos clientes;
Equipe de vendas é organizada e treinada para atuar como especialista na área de venda, repassando ao cliente informações que podem gerar diferenciais competitivos para o ponto de venda, como layout, merchandising e precipitação;
A chegada dos pedidos à empresa é automatizada, agilizando ainda mais a logística especializada que atua em rotas pré-definidas segundo o perfil e a necessidade dos clientes.

Fundadores da Catarinense Congelados

 


Paulo Sabatke Filho
Administrativo


Zélia Aparecida Farias
Sócia Financeira

Coordenação geral da equipe

 

Diferenciais

  • 33 anos de experiência
  • Agilidade no atendimento e entregas
  • Parque frigorífico
  • Monitoramento da temperatura
  • Equipe de vendas

Testemunhais

  • O sucesso desta nossa parceria de longo prazo tem como base a confiança, o espírito de abertura e o respeito mútuo.

    Ticiano Reginatto, Sorvetes Nestlé

Praças de atuação

Para maior agilidade, a empresa concentrou suas atividades em um raio de 150 km a partir da matriz, em Itajaí.  Atua de Itapoá a Florianópolis, de Itajaí a Rio do Sul. No total são mais de 50 cidades abastecidas pela empresa.

A distribuidora Catarinense encontra-se entre Curitiba e Porto Alegre, às margens da BR 101 e perto dos portos de Itajaí/Navegantes e do Aeroporto de Navegantes.

Área de atuação

Atende a mais de 1.500 pontos de varejos alimentares de pequeno a grande porte. Tem experiência no abastecimento tanto de restaurantes, lanchonetes, bares e padarias, quanto de lojas de conveniência, varejos de vizinhança e hipermercados.

Vendas

A equipe comercial é organizada e treinada para atuar como especialista na área de vendas, repassando aos clientes informações que podem gerar diferenciais competitivos para o ponto de venda, como layout, merchandising e precificação.

Especialista no Mix

Cada vez mais as pessoas realizam mais refeições fora do lar. Para acompanhar esta necessidade do consumidor, a Catarinense oferece a seus clientes um mix de alimentos refrigerados próprio para abastecer tanto aos pontos de food service (restaurantes, lanchonetes, bares, padarias) quanto as lojas de varejo (mercearias, conveniências, supermercados).