Catarinense Congelados completa 30 anos projetando um futuro com mais alimentos saudáveis nos mercados

Empresa reconhecida por distribuir os sorvetes Nestlé investe na conscientização sobre a importância da alimentação para a saúde e lança linha de polpas de frutas com a marca própria Selfsy.

“Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento”. Essa famosa frase de Hipócrates, considerado o pai da Medicina, continua atual. Cada vez mais as pessoas percebem que a ingestão de bons alimentos auxilia na prevenção de doenças, promove a saúde e o bem-estar físico e mental, tão importantes para uma vida longa e produtiva.

Nos últimos cinco anos, a categoria de alimentos saudáveis registrou crescimento de 98% no Brasil, movimentando US$ 35 bilhões ao ano. No mesmo período, as linhas dos chamados produtos tradicionais cresceram menos, 67%, segundo pesquisa da Nielsen.

Joice Sabatke em dos vídeos publicados no blog Alimento Saudável no Mercado

Joice Sabatke em um dos vídeos publicados no blog Alimento Saudável no Mercado

Para aumentar sua sintonia com este consumidor cada vez mais bem informado e exigente nas suas escolhas, a Catarinense Congelados está lançando no mês do seu aniversário a linha de polpa de frutas com a marca Selfsy.

“Existe uma tendência de consumo de produtos saudáveis, não é uma moda passageira. Sabemos que quanto mais esclarecido o consumidor, mais seletivo ele é nas suas escolhas”, explica a diretora da Catarinense, Joice Catarina Sabatke. “E polpa de frutas é o supra sumo do saudável, 100% fruta”, acrescenta.

Com o diferencial de ser integral, sem passar por processo de pasteurização, a polpa de fruta Selfsy é conservada somente através do frio. “Toda a competência que a Catarinense desenvolveu nestes 30 anos com a logística de congelados permite que a empresa siga esta tendência de consumo saudável com a nova linha de polpas de frutas e também com o açaí cremoso pronto para o consumo, que lançamos em dezembro de 2015 e já se tornou um sucesso de público”, conta Sabatke.

Polpas de frutas e freezer Selfsy

Polpas de frutas e freezer Selfsy

Conscientização para alimentação saudável

Embora 49% dos consumidores afirmem que se preocupam em ter uma alimentação saudável, conforme pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), ainda existe a necessidade de esclarecer um maior número de pessoas da relação direta que existe entre alimentação e saúde. Com este objetivo a Catarinense e a Selfsy lançaram recentemente o blog Alimento Saudável no Mercado, com foco tanto no consumidor final quanto no profissional comprador responsável por abastecer supermercados, mercearias, lojas de conveniência e similares.

“Reconhecemos a importância do comprador para que a população tenha acesso cada vez mais fácil a produtos de qualidade e benéficos para a saúde”, revela a diretora da Catarinense. “Desde 2007 estamos pesquisando e desenvolvendo iniciativas relacionadas com alimentação saudável, e agora criamos este canal para compartilhar nossa base de conhecimento. Queremos ser um agregador para mobilizar as pessoas em direção a um futuro com mais saúde”, destaca Joice Sabatke.

Referência em Congelados

Paulo Neto, Paulo Filho e Joice Sabatke

Paulo Neto, Paulo Filho e Joice Sabatke

A história da Catarinense começou em nove de setembro de 1986. “Primeiro nos instalamos em Blumenau e logo viemos para Itajaí. Ficamos por 20 anos na Avenida Beira Rio e já faz 10 que estamos na sede própria, numa área construída de 900 m², com capacidade de estocar 12 carretas de produtos”, lembra o fundador e diretor administrativo, Paulo Sabatke Filho, que aos 12 anos se tornou vendedor de picolé para ter dinheiro para comprar doces. “Naquele momento eu não imaginava que as vendas e os sorvetes seriam tão fundamentais na minha trajetória”.

Esta história envolveu a família em um processo profissional de sucessão familiar planejada, iniciado há 10 anos. Além de Joice Catarina, Paulo Sabatke Neto, diretor financeiro e de TI, também trabalham na empresa, hoje com 50 colaboradores. Deste modo, o fundador tem atuado voluntariamente no Observatório Social de Itajaí, do qual é presidente.

Atualmente a Catarinense atende a mais de 1.500 pontos de varejos alimentares de pequeno a grande porte. Com constantes investimentos em tecnologia de ponta, moderniza permanentemente suas operações, sendo referência na distribuição de congelados, armazenagem paletizada ou fracionada. A empresa também presta serviços de Logística Compartilhada - assumindo a parte pesada do serviço de várias indústrias de congelados da região.

Para maior agilidade, a Catarinense concentra suas atividades em um raio de 150 km a partir da matriz, em Itajaí. Atua de Itapoá a Florianópolis, de Itajaí a Rio do Sul. No total são mais de 50 cidades abastecidas pela empresa.

Linha do Tempo

1986: A Catarinense Distribuidora de Produtos Congelados é fundada em Blumenau (SC) com a missão de estruturar a distribuição dos Sorvetes Gelato no estado.

1987: Para ter uma localização mais estratégica, a Catarinense mudou sua sede para Itajaí (SC).

1990: Para atender a demanda de consumo, dois fabricantes unem suas forças para aumentar sua fatia de mercado. Assim ocorre em nível nacional a joint venture entre as marcas de Sorvetes Yopa (lançada pela Nestlé no Brasil em 1972) e Sorvetes Gelato (lançada pela então Gessy Lever no país em 1971).

1992: Catarinense expande sua atuação, construindo um Centro de Distribuição Avançado na Grande Florianópolis.

1994: Fim da joint venture em Unilever e Nestlé, com a compra da marca Gelato pela gigante dos chocolates.

2000: Seguindo uma estratégia mundial, Nestlé descontinua a marca “Yopa” e lança “Sorvetes Nestlé” no Brasil.

2005: Catarinense Inaugura a sede própria em Itajaí com capacidade de estocagem três vezes superior à estrutura da época.

2007: Com a entrada da segunda geração de gestores no negócio, Catarinense começa o processo de ampliação de marcas e serviços oferecidos ao mercado.

2014: Catarinense lança serviço de Logística Compartilhada no mercado de Congelados.

2015: Lançamento da marca Selfsy. O primeiro produto é o açaí cremoso, pronto para o consumo, em embalagens de 220ml e 500ml.

2016: Polpas de frutas Selfsy formam a nova linha de produtos da Selfsy. No mesmo ano, é lançado o blog “Alimento Saudável no Mercado”.